terça-feira, 8 de maio de 2012

PERDOAI-LHES SENHOR PORQUE ELES SABEM O QUE FAZEM

Eles sabem que há muita gente triste como se fosse uma doença. Eles sabem que às vezes te vais sentir culpada por estares triste e tu não tens culpa de estares triste.
Eles sabem que deixam muitas crianças com fome, não é sem sobremesa porque se portam mal, mas com fome porque os pais não têm dinheiro nem para comer e não sabem roubar.
Eles sabem que há muita gente a sofrer e mais, a sofrer há muito tempo, por não ter emprego, não ter dinheiro, ter que entregar a casa ao maldito banco.
Eles sabem que há muita gente com vidas adiadas, que já não percebe o brilho de mil cores nem os sons mais variados, porque a única sensação que têm é que precisam de dinheiro para se alimentar e alimentar seus filhos.
Eles sabem que encarceraram os sonhos de milhares de jovens.
Eles sabem que são amigos de capitalistas, encobrem agiotas e nos roubam, sendo nossos inimigos.
Eles sabem que nos informam mal, que nos dizem só aquilo que julgam que "devemos saber".
Eles sabem que são sarcásticos quando nos falam e que mentem a maior parte das vezes, embora deliberadamente nos façam crer o contrário.
Eles sabem que lhes sobra encenação. E depois ainda se dizem surpreender com o desemprego, com o "sermos piegas", com... com... com...
Parece-me impossível que algum dia venham realmente a surpreender-se com algo. Esta sabedoria farisaica que os nossos governantes têm, à semelhança da Idade Média, que diziam "Paciência, o remédio está no céu", em resposta às reclamações do sofrimento, é insuportável.
Eles sabem que a Europa chafurda e que nunca houve Europa, no sentido que esta palavra devia ter em diplomacia.
Eles sabem que não existem futuro para a maioria porque eles não querem.
Eles sabem que fitamos os sapatos incapazes de escolhermos uma atitude, mas mesmo assim têm medo, porque também sabem que a alma vai acumulando e quando tirar para fora tudo aquilo que lá tem, nessa altura que não sabem qual é, bem podem olhar para o vazio que construiram e encontrarem o fim da circunferência.

Sem comentários: