quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DIA MUNDIAL DO SER COM O SER

Há dias para tudo, mas não há um dia em que se comemore o SER COM O SER.
Gostava eu que a humanidade marcasse encontro diário com o ser e com o ter apenas de vez em quando, mas que este acontecimento não fosse decorrente da orfandade de meios financeiros, mas antes por necessidade intrínseca.
A crise poderia ter um efeito benéfico de as pessoas se adiantarem para dentro de si próprias, mas o que verifico é ainda o contrário disto, é à lassidão humana, ao vazio às vezes febril que as ocupa.
Era importante e urgente que as pessoas se encontrassem consigo mesmas, era este o "trabalho de casa" como agora se diz, que gostava que fosse feito por cada um de nós.
Quando sentimos o impulso de tirar uma fotografia à natureza em vez de a contemplar, de a usufruir, veifica-se que nos colocamos face à natureza e não na natureza.
O que verdadeiramente importava era operar-se uma transmutação interior.
Há uma perda nos humanos para realizarem a sua relação com a natureza a partir de dentro, por isso se procura realizar a partir de fora apenas.
Falo da natureza porque a natureza é o lugar, se se souber bem olhar, mais fácil talvez para o encontro connosco mesmos.
Todos nós precisamos muito de SER e não só através do sonho e muitos vezes, dum sonho dum sonho ou ainda, dum sonho dum sonho dum sonho, chamado cultura.

1 comentário:

Helena disse...

Pois é! pelo sonho que vamos...