sábado, 7 de abril de 2012

GENTE DA MINHA TERRA


TEIXEIRA DE PASCOAIS - dizia que o Porto era um arrabalde de si mesmo


BASÍLIO TELES - filósofo, metido no seu tugúrio de Leixões. Tentava demonstrar através do mito de Job que "o mal é irracional".


ANTERO DE QUENTAL - era ruivo, delgado e alto, enquanto novo, impressionava pela agilidade e a resistência à fadiga. Fazia caminhadas de 6/8 léguas para os lados do Buçaco ou da Figueira.

OLIVEIRA MARTINS- na sua casa das Águas Férreas, debatia problemas filosóficos com Antero de Quental.

ALEXANDRE HERCULANO - no fim da vida disse: "O Porto é a terra das minhas saudades.

ALMEIDA GARRETT - ao passar um dia ao largo da Foz do Douro, a caminho do desterro, exclamaria, com os olhos presos na neblina matinal que envolvia a urbe materna: "Este é o céu da minha pátria. Este ar que respiro é o mesmo que respirei no momento em que apareci no mundo".

SAMPAIO BRUNO - teve escritório de advogado na Rua das Taipas. Sentia-se incompreendido e isolado. Deixa crescer as barbas e esquiva-se à assistência dos médicos. Chama-se a si próprio, sectário, jacobino.

SOARES DOS PASSOS - a recitar estrofes do "Firmamento" surpreende-se o próprio romancista de "botas â Frederico" a entrar na Livraria Doré ou no Café Guichard. Vivia na Rua do Almada.

JOÃO ALLEN, PINTO BESSA, ELÍSIO DE MELO, SANTOS SILVA - passaram pelos Paços do Concelho e tiveram iniciativas relevantes.

LEONARDO COIMBRA - governante em 1919. A 1ª declaração pública que fez, por intermédio de um jornal, foi a de que se propunha cobrir o país de novas escolas. Criou as Escolas Primárias Superiores. Criou a Fac. de Letras do Porto (reformando o ensino da Filosofia em Portugal)

AUGUSTO TORRINHA - filólogo

TEIXEIRA REGO - autor da Teoria do Sacrifício.

LEONARDO COIMBRA convidou Augusto Torrinha e Teixeira Rego   para professores da nova Universidade.
Fundou-se a Revista da Faculdade de Letras, onde cada professor, procurava com espírito de equipa, revelar o seu estilo e os seus centros de interesse.

BASÍLIO TELES - morava em Matosinhos. Tentava demonstrar através do mito de Job que "o mal é irracional". Filósofo metido no seu tegúrio de Leixões dizia: "Quereis conhecer o maciço da alma? Interrogai-a sobre o mal.

SOARES DOS REIS - Na sua adolescência viveu com os pais no Alto de Stº Ovídio. Está no cemitério de Mafamude. No cemitério existe o Senhor Morto (escultura dele). Sério, velho precoce, macambúzio, barbudo, neurasténico.

                                                                                           
ANTERO, PASCOAES, RAUL BRANDÃO, são antinómicos. Ora aceitam o possível, ora o recusam. Lutam entre o sim e o não.

ABEL SALAZAR -  A sua obsessão era a de filosofar na metafísica.

NEWTON DE MACEDO - dava lógica na Quinta Amarela. Até 1910 ocupada por freiras e depois passou a sede efémera da Fac. de Letras da Universidade do Porto.  Nasceu na Rua do Ouro.


RAUL PROENÇA - Caminheiro e obreiro.

TEIXEIRA REGO - tolerante e benévolo, sorria dos sectarismos, vivia absorvido pela sua ideia que o mal não teria nascido com o primeiro homem ou agregado humano.











Sem comentários: